top of page

  Instrumentos      

Espaço de Integração, sociabilização e ponto de encontro entre amantes da arte e da música! 

Nossa escola conta com excelentes profissinais artistas da Região dos Inconfidentes. Professores Mestres, Pós-Graduados e Graduados no Ensino Superior em Música e/ou Artes. Buscamos o constante aperfeiçoamento através de cursos, workshops, master class, especialização & estudo contínuo prático e teórico. Nossa equipe possui ampla experiência na Prática Instrumental e artística, destinado tanto para Crianças a partir dos 2 anos, Adolescentes e Adultos, considerando as peculiaridades inerentes às respectivas faixas etárias.   

Violão

No Brasil conhecida como violão e em Portugal como viola, este instrumento é uma guitarra acústica com cordas de nylon ou aço, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita. O corpo é oco e chato, em forma de oito, e feito de várias madeiras diferentes.

Violino

O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família  que ainda possui a viola, o violoncelo, correspondendo ao Soprano da voz humana.

Bateria

A bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.

Teclado

O teclado é um instrumento musical de teclas temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia. É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons. 

Trompete

O trompete ou trombeta é um instrumento musical de sopro da família dos metais (o trompete é o que produz o som mais agudo da família), caracterizado por instrumentos de bocal, geralmente fabricados de metal. É também conhecido como pistão (pistom, por metonímia). Quem toca o trompete é chamado de trompetista.

Saxofone

Saxofone, também conhecido popularmente como sax, é um instrumento de sopro patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX.

Flauta Transversal

A flauta transversal, por vezes chamada de flauta transversa ou simplesmente de flauta, é da família das madeiras. É um instrumento não palhetado, possuindo um orifício por onde o instrumentista sopra perpendicularmente ao sentido do instrumento.

Flauta Doce

A Flauta Doce Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média. Ela produz um som melodioso. Como todo instrumento musical, para ser tocado é necessário estudos das técnicas. É o mais antigo dos instrumentos da família de tubo interno. Consiste em um tubo, com buracos para sete dedos e um buraco para o dedo polegar que serve como abertura de oitava. 

Gaita

A gaita possui em sua embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. Devido ao seu pequeno tamanho, a gaita não possui caixa de ressonância. O gaitista pode usar as mãos em concha para produzir variações de intensidade. Quando executada em conjunto com outros instrumentos, é comum que ela seja amplificada eletronicamente. A gaita é bastante usada no blues, rock and roll, jazz e música clássica.

Canto

Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Aquele que executa o canto ou, simplesmente, canta, é chamado de cantor. O cantor que está à frente de uma banda de música popular é, comumente, chamado de vocalista.

Cavaquinho

O Cavaquinho (também chamado de braguinha, braga, machete, machetinho ou machete-de-braga) é um instrumento da família dos cordofones originário do Minho, norte de Portugal. 

Guitarra

A guitarra elétrica (também chamada apenas de guitarra) é um instrumento musical pertencente à família das guitarras, cujo som é sempre amplificado eletronicamente. É um Instrumento de cordas (ou cordofone), ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como na Guitarra acústica, porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos (na maioria dos modelos).

Contrabaixo Elétrico

Costuma ser elétrico, embora também existam modelos totalmente digitais, para serem tocado com módulos externos que auxiliam na produção, gravação e variedade sonora e também com diversos efeitos auxiliares. 

Contrabaixo Acústico

O contrabaixo é um cordofone, instrumento de cordas friccionadas por um arco, transpositor (soa uma oitava abaixo do que se lê na partitura), também tocado por pizzicato (beliscado em italiano), com os dedos. Dentre os instrumentos da família das cordas na orquestra é o registro mais grave e também o de maior tamanho. Usado em grandes orquestras em naipes de até 12 instrumentos e usado sozinho na música de câmera, jazz e música popular.

Clarinete

O clarinete (clarineta) é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico de madeira (também existem modelos de outros materiais), com uma boquilha cônica de uma única palheta e chaves (hastes metálicas, ligadas a tampas para alcançar orifícios aos quais os dedos não chegam naturalmente). Possui quatro registros: grave, médio, agudo e superagudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista.

Pandeiro

Pandeiro é o nome dado a alguns instrumentos musicais de percussão que consistem numa pele esticada numa armação (aro) estreita, que não chega a constituir uma caixa de ressonância. No Brasil, a palavra “pandeiro” veio a designar um pandeiro específico, de dimensões que variam de 8 a 12", muito usado no samba e no pagode, mas não se limitando a esses ritmos, sendo encontrado no baião, coco, maracatu, entre outros, e por isso, considerado por alguns o instrumento nacional do Brasil.

Cajón

Cajón é o aumentativo da palavra caja, que significa caixa em espanhol.

O cajón é um instrumento de percussão que teve sua origem no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas (outra tradução para cajón) para tocarem seus ritmos. Daí dizer que sua origem é afro-peruana. Com o passar do tempo o instrumento transformou-se no que conhecemos hoje por cajón. O instrumento hoje é considerado pelo governo peruano como "Patrimônio Cultural da Nação".

Viola Caipira

Viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, viola cabocla e viola brasileira, é um instrumento musical de cordas. Com suas variações, é popular principalmente no interior do Brasil, sendo um dos símbolos da música popular brasileira.

Canto para Atores

A Escola de Música & Casa de Arte SambaPretoChoroJazZ, oferece o Curso "O Canto para Ator e Preparação Vocal de Espetáculo". Os artistas em formação dos cursos de Música e Artes Cênicas trazem vivências diferentes, desse modo busco unir essas artes interagindo de forma concreta Voz e Corpo.

Bandolim

O Bandolim surgiu na Itália entre os séculos XVI e século XVII como evolução da família do alaúde. Esse processo tem origem no início do século XV, quando surgiu uma miniatura de um alaúde chamado mandola. A partir desse instrumento surgiria o bandolim (mandolin em italiano, que nada mais é que o diminutivo de mandola), tocado com a utilização de palhetas feitas de casco de tartaruga ou penas de aves e tendo cordas feitas de tripas de animais. 

bottom of page